O Memorial da Medicina Brasileira está sempre abrigando exposições temporárias, correspondentes a eventos ocorridos temporaneamente.
Exposição Mulheres que fazem a diferença
Arte: Cristiano Cajado
A Exposição homenageia o grupo que traz vida ao Complexo Histórico e Cultural da Faculdade de Medicina da Bahia - UFBA.
São as Servidoras Técnica-Administrativas em Educação e as demais colaboradoras que, com sua presença marcante, registram seu valor não só na instituição, mas na vida cotidiana.
Com capacidade, ética, disposição e empenho, elas movimentam as ações necessárias para que a dinâmica desta instituição aconteça com muita qualidade.
A exposição fotográfica temática é um gesto de reconhecimento e valorização dessas mulheres que fazem toda a diferença no dia a dia, exaltando suas histórias e a importância de suas contribuições.
Sala dos Acadêmicos, no 1º andar do Memorial da Medicina Brasileira - Sede mater da Faculdade de Medicina Bahia.
Sala dos Acadêmicos, no 1º andar do Memorial da Medicina Brasileira - Sede mater da Faculdade de Medicina Bahia.
De 08 a 31/03/2023
Exposição Luzes da Independência
Coordenação e orientação: Celeste da Silva Santos e Ritta Maria Correia Mota
Organização: Karla Ingryd Ferreira Barbosa - Estudante de BI Saude - Bolsista do MMB - Programa Permanecer
Em comemoração aos 200 anos da Independência do Brasil na Bahia
De 28/06 a 07/07/2023
Sala dos Acadêmicos, 1º andar
Práticas e saberes em saúde dos povos tradicionais do Brasil: apresentação de adoção de medidas sustentáveis para promoção do bem viver na atualidade.
Coordenação e orientação: Celeste da Silva Santos e Ritta Maria Correia Mota
Organização: Kelly Mascarenhas de Oliveira - Estudante de BI Saude - Estagiária do Programa Proplan
Arte: Karla Ingryd
Personalidades históricas e sustentabilidade intelectual: Condecorações do séc. XIX-XX concedidas aos docentes da Faculdade Medicina da Bahia.
Coordenação e orientação: Celeste da Silva Santos e Ritta Maria Correia Mota
Organização: Karla Ingryd Ferreira Barbosa - Estudante de BI Saude - Bolsista do MMB - Programa Permanecer
Arte: Karla Ingryd
Circuito Cultural da Saúde
Itinerância de acervo do Circuito Cultural da Saúde: Memorial de Medicina Brasileira, Museu da Misericórdia, Museu de Enfermagem do COFEN movimentam seus acervos para divulgação e conhecimento.
Arte: Karla Ingryd
Exposição Alma das Flores
Arte: Cristiano Cajado e Karla Ingryd
Coordenação e orientação: Celeste da Silva Santos e Ritta Maria Correia Mota
Organização: Lívia Passos e Sandra Scavassa - Artisgtas Visuais
O projeto Alma das Flores inclui uma exposição de arte, produção e lançamento de um calendário do ano 2024 pelas artistas visuais Livia Passos, de Salvador - BA, e Sandra Scavassa, de Tuiuti - SP, com curadoria de Oscar D’Ambrósio. Serão 12 flores existentes no Brasil, representando os biomas (Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampa e Pantanal) do País. Uma exposição itinerante que acontecerá em 01 a 30 de novembro no Parque Nacional de Ipanema, interior de São Paulo
A proposição visual se insere no tema "Memórias e democracia: pessoas LGBT+, indígenas e quilombolas", que norteia a 17ª Primavera dos Museus, que acontecerá de 18 a 24 de setembro ao lidar com recordações afetivas das artistas em relação ao que essas plantas representam não apenas para elas, mas para todo cidadão.
As artistas, /uma mulher preta nordestina e outra branca do interior do Estado de São Paulo, realizaram um mergulho nas representações simbólicas dessas flores, buscando a alma delas e como elas trazem representações simbólicas, principalmente para as populações historicamente invisibilizadas que, muitas vezes, encontraram na natureza o único local de relação harmoniosa com a sociedade.
A exposição, ao ser levada para o interior de um museu ressalta o papel desse local como um espaço de promoção da inclusão social e da diversidade, fundamentais à democracia. Cada flor, relacionada a um mês do ano, será acompanhada ainda por um breve texto explicativo sobre seus aspectos científicos, significados simbólicos, propriedades medicinais tradicionais e aspectos relacionados a crenças em diversas matrizes religiosas.
Nesse contexto, cada flor será tratada pelas duas artistas. Haverá ainda duas obras em que cada criadora visual retratará a colega. O projeto terá ainda um trabalho elaborado em conjunto que será a capa do calendário. Serão utilizados, nas telas, todas 50 x 50 cm, tintas a óleo e acrílica e a técnica da colagem.
Oscar D’Ambrosio
@oscardambrosioinsta
Pós-Doutor e Doutor em Educação, Arte e História da Cultura, Mestre em Artes Visuais, jornalista, crítico de arte e curador.
Período da exposição:
15 de setembro a 13 de outubro de 2023
Das 08 às 17 h
Exposição Minha Cidade, minha história
O Memorial da Medicina Brasileira está recebendo a exposição temporária “Minha Cidade, Minha História” em parceria com o Instituto Flávia Abubakir. A visita à exposição estará disponível a partir do dia 19/02, na Sala dos Acadêmicos, 1° andar.
Foto: Cristiano Cajado