O Museu da Memória Brasileira (MMB) é um espaço cultural que oferece uma rica e diversificada exposição de longa duração, projetada para proporcionar uma imersão profunda na história e na cultura da saúde no Brasil. O MMB é conhecido por seu acervo abrangente, com três grandes áreas: arquivística, bibliográfica e museológica.
O acervo arquivístico do Arquivo Anselmo Pires de Albuquerque (AHAPA) é vasto e diversificado, englobando documentos textuais, cartográficos e iconográficos. Entre os materiais disponíveis, encontram-se matrículas, registros de diplomas, históricos escolares, planejamentos acadêmicos, cadernetas e atas de reuniões de diferentes órgãos, como a Congregação, o Departamento e o Conselho Técnico Administrativo. O acervo também inclui portarias, documentos do departamento pessoal, ofícios, e materiais contábeis e legislativos.
Além desses documentos administrativos e acadêmicos, o AHAPA possui um valioso conjunto de materiais históricos relacionados a personalidades médicas notáveis, como Aristides Maltez, Elsimar Coutinho, Alfredo Brito, Jorge Augusto Novis e Edgard Santos. Este acervo também abrange registros da participação ativa desses médicos e alunos em eventos históricos brasileiros significativos, como a Guerra de Canudos, a Guerra do Paraguai, a Abolição da Escravatura e a Ditadura Militar, bem como em movimentos artísticos e expedições científicas, entre outros acontecimentos importantes.
O acervo bibliográfico, de aproximadamente 100 mil volumes, é composto por teses defendidas na Faculdade de Medicina da Bahia entre os séculos XIX e XX, periódicos nacionais e estrangeiros e livros raros e especiais publicados no Brasil e no exterior entre 1557 e 1960.
O acervo museológico do Memorial de Medicina é diversificado, contabilizando média de 1100 objetos que estão classificados nas coleções de Mobiliário, Artes Plásticas, Medalhística/condecorações e Instrumentos Científicos.